anti-trouxa

O que é... Política Puro-Sangue?

segunda-feira, maio 23, 2016



E ai galera, tudo bom? Hoje estreia a nova coluna do Blog "O que é...", que trará informações sobre coisas do mundo de Harry Potter. E para começar vamos falar sobre um comportamento que já estamos bem familiarizados: Puro-Sangue. 

Puro-Sangue se refere a bruxos que não possuem ancestrais trouxas em maioria. Esse termo é associado geralmente a Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores de Hogwarts, que não queria que a escola aceitasse bruxos mestiços ou nascidos trouxas, apenas Puros-sangue.
Voldemort também é muito lembrado quando falamos desse termo. Como vocês sabem o bruxo era totalmente contra mestiços, nascidos trouxa e, principalmente, trouxas propriamente ditos. Considerava também que apenas bruxos de sangue puro eram merecedores da vida. 
Podemos citar vários comensais da morte, como Umbridge (leia-se sapa veia), Bellatrix Lestrange, a família Malfoy, a maior parte da família Black, entre outros, como seguidores desse pensamento. 
Essa doutrina de ódio ficou conhecida como Política Puro-Sangue. 
Ela teve inicio em 1692 quando entrou em vigor o Estatuto Internacional de Sigilo, quando a comunidade bruxa passou a se esconder por causa da perseguição dos trouxas. Foi uma época traumatizante para bruxos pois nem casamento com trouxas era permitido pois seria inevitável a descoberta do mundo bruxo. Com medo de infringir o estatuto, os bruxos começaram a repudiar o casamento com trouxas, dizendo que era um ato vergonhoso, antinatural e contaminaria o sangue bruxo.
Denominar-se puro-sangue é mais uma declaração politica e social do que biológica (pois é praticamente impossível uma família não ter ancestrais trouxas). Mesmo assim alguns bruxos insistem em dizer que os puro sangue teriam habilidades mais desenvolvidas do que os "sangues sujos". Podemos citar como exemplo manifestação da magia precocemente (antes dos 3 anos), resistência à doenças, maior capacidade de realizar feitiços, aversão aos trouxas notável desde quando o bruxo é bebê, proeza com vassouras antes dos sete (o que é incomum) e medo de porcos e/ou seus criadores pois o poco que, por se um animal difícil de enfeitiçar, é considerado frequentemente um animal não-magico.
O Ministério da Magia já declarou que esse "título" não tem valor nenhum perante a lei, porém durante os acontecimentos da 2ª Guerra Bruxa, o Ministério, tomado pelos seguidores de Voldemort publicou livros de ideologia anti-trouxa, escritos por Barrett Fray com colaboração de Dolores Umbridge. Os títulos eram  "Quando os Trouxas Atacam" e "Sangues-ruins e como identifica-los"

 

Muitas famílias que são de fato Puro-sangue, ou seja, possuem a maior parte de seus ancestrais bruxos, não concordam com a Política Puro-Sangue e são totalmente a favor da igualdade entre mestiços, nascidos trouxas e 'puros-sangues', além de respeitarem os trouxas e os verem como iguais. Podemos citar como exemplos os nossos queridos Weasley e os Longbottom, entre outros. 

Por ser cada vez mais comum o casamento entre bruxos e trouxas, mestiços ou nascidos trouxas, é cada vez mais raro encontrar alguém que realmente possa se dominar Puro-Sangue essa política  está caindo em desuso, mas ainda é comum encontrar bruxos preconceituosos que seguem essa ideologia. 

E ai galera, gostaram do post?  foi bem trabalhoso fazê-lo, então peco que deixem aqui nos comentários o que acharam e também mandem para seus amigos Potterheads.
Um beijo e até mais!!!! 





You Might Also Like

0 comentários

Nosso Facebook

Instagram